Pesquisa mostra que obesos, ou pessoas com sobrepeso podem contrair Alzheimer.


De acordo com uma pesquisa feita na Suécia por intermédio do Karolinska Institutet, pessoas com mais de 50 anos que se encontram obesos ou  em processo de sobrepeso corem risco de desenvolverem algum tipo de demência como por exemplo a doença de Alzheimer.

O estudo teve inicio a 30 anos e durante este período foram observados 8535 gêmeos que hoje tem idade de 65 anos ou mais. Foram cadastrados pelos ciêntistas informações como peso, altura, histórico medico, condições de saúde e o estilo de vida. Os cientistas realizaram nos voluntários testes cognitivos com cada um deles durante os estudos.

Neste período foi calculado que em torno de 30% deles durante a terceira idade estavam com obesidade ou sobrepeso. Foram realizados testes neurológicos em 350 pacientes, o que corresponde a aproximadamente 4% dos gêmeos e foram diagnosticados com alguma demência. Dentro deste grupo 232 participantes estavam com Alzheimer, sendo que 39% deles estavam com sobrepeso e 7% com obesidade.

De acordo com os cientistas, indícios mostram que complicações mais comuns nos obesos como diabetes e derrame, tem as chances de demência aumentadas, e por este fato pessoas com excesso de peso estão mais próximas de contrair Alzheimer. O excesso de gordura no corpo tem como conseqüências também o aumento de níveis de substancias de inflamações no sangue, que podem prejudicar as funções cognitivas.

A pesquisa mostra que normalmente os obesos são pessoas que alem dos fatores biológicos, tem um modo de vida que aumenta a probabilidade de diversos tipos de demência. O sedentarismo, consumo em excesso de gorduras e açucares, pouca ingestão de legumes, vegetais e frutas, são fatores que determinam o sobrepeso e conseqüentemente o risco de Alzheimer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *